Programa Feitiço do Rock Segunda 20:30h na Blast

Vira-Lata

       Denominação que se dá a um filhote mestiço,geralmente de cachorro.Cachorrinho hibrido geralmente marrom ou preto e branco que toda criança pobre já teve,aquele amigo leal e sincero com uns olhinhos doces que te segue a qualquer canto e geralmente é mais resistente do que qualquer cão de raças ditas puras.
     Em várias partes do mundo,vira-lata tambem é um termo perjorativo,usado para designar pessoas oriundas de duas raças geralmente filhas de negros e brancos.Porém esta expressão é mas comulmente utilizada no continente australiano para designar os filhos de aborigenes com "colonizadores",filhos estes que são largamente discriminados por acreditar-se que por serem fruto de duas raças,não pertencem a lugar algum.
Eu nunca tinha atentado pra isso até passar por uma situação que me irritou bastante.
A alguns meses atrás fui convidada a participar mais ativamente das atividades da comunidade negra universitária no qual eu como negra,acredito estar inserida.
Esclareço que minha familia é de origem africana e brasileira sendo que existem negros e indios em sua maioria e uma pitadinha nipônica no meio da história toda.O que me torna uma mestiça caracterizada por traços predominantemente negros,porem de nariz "fino" e olhos amendoados.Em fim um desses exemplares unicos que somente varios anos de mistura proporcionam.Pois é ...topo participar novamente da comunidade que outrora participei em criança na companhia de meus avós.Logo de cara fui muito bem recebida por alguns mas vista com desconfiança por outros e até repudiada pelos demais...qual não foi minha surpresa ao descobrir simplesmente que isso se devia não as minha atitudes e sim pasmem "ao fato de ser negra e alisar o cabelo",e ainda meu modo de vestir!
Fui senhoras e senhores discriminada por essa sociedade que diz lutar contra o preconceito por a mesma achar que eu não sou assim tão negra ou merecedora de respeito dos demais simplesmente por um corte de cabelo!Qual não foi  minha revolta ao perceber que os meus amigos compartilhavam tambem da mesma  palhaçada atitude não é?
     Sim posto que no ponto de vista deles não devemos "fugir as raizes",pois mudar o jeito como seu cabelo veio ao mundo é uma afronta digna de fogueira!Serei eu louca ou estou reclamando coisas sem fundamento?Me tornarei eu branca da noite pro dia por alisar minhas madeixas?Isso irá mascarar a cor da minha pele meus traços marcantes?A Beyonce loira com o cabelo lissérrimo não é mais um icone negro de sucesso por esses dois detalhes estéticos?Estaremos mesmo nós  mulheres negras negando a nossa raça por um puro capricho estético?E as mulheres brancas então?Cacheando os cabelos elas estão querendo ser negras?É claro que não!Mas se a negra alisa quer ser branca.Então quem é mais racista?Quem está impondo limites?
    Este tipo de gente boçal e ignorante que acha que o negro não pode nada e deve ficar no seu canto choramingando migalhas ao invés de ir a luta no dia a dia,que acha que nos temos que chorar miséria a vida inteira só porque nossos ancestrais um dia foram escravizados,que acham que temos que passar mais um milênio sentindo pena de nós mesmos pelo que aconteceu no passado ao invés de termos otimas casas belos carros e bons empregos no estado,deviam mesmo era se enterrar junto com sua mente mediocre afogada num passado ridiculo que usam como desculpa para  o seu próprio fracasso.Pois sim desde que o negro aprende a se defender usa os anos de escravidão de outrora como desculpa pra seus fracassos pessoais.Hora se eu não tenho um carro foi porque fui discriminado,sim a casos e casos mas usar isso como desculpa pra tudo em pleno novo milênio meus caros está saturando . Eu  digo esse povo da minha raça que me discrimina merece tanto o meu respeito quando aqueles brancos que se acham superiores.União já!Criem vergonha ENXERGUEM QUEM SÓ CONSIGUIREMOS JUNTOS!Eu não vi os grandes lideres negros segregando sua raça mas defendo o que temos direito com base na premissa de que somos todos iguais!Pensem reflitam!Aquela que vocês repudiam outrora poderia engrossar as fileiras da luta pelo que realmente vale a pena!
Bruxa Negra

Postar um comentário

4 Comentários

É incrível como tem gente estúpida neste mundo mesmo, Adriana.
Vc passou por algo do mesmo tipo q meu tio, marido da minha tia, q é negro. Quando mais jovem, ele namorava uma moça q era branca. Um dia ele foi convidado para participar de uma reunião de um comunidade negra e levou a namorada. E as pessoas da comunidad não aceitaram q ele namorava uma moça branca e discutiram indignadas com ele ¬¬
Tenho esperança q as coisas mudem, mas, com as notícias de discriminação e intolerância noticiadas frenquentemente, acho q ainda vai demorar um boooooom tempo. =/
Unknown disse…
OI MEU NOME É TÂNIA E FAZ TEMPO QUE ESTOU A PROCURA DE UM FILHOTE COM AS MESMAS CARACTERÍSTICAS DESTE DA FOTO, SE TIVER ALGUMA INFORMAÇÃO ONDE POSSO ENCONTRAR, SEI QUE É VIRA-LATA.
MEU EMAIL É taniagapetry@hotmail.com
Lie disse…
Palmas, palmas e palmas!!
Gente, acredita que eu também já reparei isso? No projeto de extensão da Ufma em que participo, as meninas vivem dizendo pra eu fazer trancinhas, aí eu sempre digo que é mais prático alisar e elas ficam chocadas, é incrível como as pessoas dão importância á pequenas coisas, quando na verdade o que importa é quem somos de verdade e não com quem nos parecemos!!
Anônimo disse…
tenho um é uma graca